terça-feira, 9 de julho de 2019


A Sociabilidade nas pequenas
Comunidades alentejanas.

A realidade da sociabilidade nas pequenas  comunidades alentejanas, que saibamos, não chega , (como em quase todo  o espaço rural do país), para justificar o nome de “comunidade”.
E…talvez se deva a esta realidade mal e pouco estudada, muitas das dificuldades em conseguir uma maior e mais rápida ascensão cultural e o correspondente progresso das populações rurais.

Crê-se…parece ser assim…Será?

Na maioria dos casos, nasce-se, vive-se e morre-se, em casas nas quais, sempre se falou das mesmas coisas, se glorificou os mesmos santos e pecadores, os mesmos pecados.
Os mesmos valores, sempre se fez, como sempre se tinha feito, sempre se rejeitou o diferente, sempre se falou baixo e se guardou com pudor extremo os segredos da casa, cada casa, é a “capela” onde se adoram os mesmos símbolos e se  guardam as histórias das vidas de quem lá mora e de quem lá morou.
 As histórias de vida, mas também as crenças e os pensamentos, os anseios e ilusões e as verdadeiras impressões sobre o Mundo de hoje.
Casas que ninguém de fora frequenta, e de onde os moradores não saem
para ir às casas vizinhas, dos amigos (desconhecidos)  que, apesar de vizinhos: -  têm lá as ideias deles.
Uma vida inteira  sem recorrer a qualquer pretexto evocativo capaz de justificar uma abertura deste espaço “ íntimo” para uma refeição, uma conversa, uma confraternização,
ou uma troca de opinião ou de informação que possibilite a mínima possibilidade de entre - ajuda para resolver um problema pessoal ou aumentar  o próprio conhecimento cívico e cultural, atrofiado pelo reduzido e redutor espaço da sua “CAPELA”.

Certo, em alguns casos há a fuga até à catedral do lugar. A Praça ou o Largo, ou o Café ou a Tasca, porém parece que ao sair de casa; os assuntos que têm a ver com a “CAPELA” são TABUS para as conversas de café.
 Seja como for, como aqui  esboçamos, ou de outra maneira, melhor ou pior, pensamos que uma análise séria e mais próxima da realidade se impõe, porque, aparentemente o:
Isolamento Social  das pessoas e famílias das pequenas comunidades rurais, pode ser um travão ao desenvolvimento cultural destas populações, que importaria combater.

C. Mortágua
Alvito, Julho de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário