domingo, 23 de junho de 2019


A estabilidade Política, e as Políticas estáveis.

com a verdade me enganas?”

O 25 de Abril de 74 tem quase meio século, mais precisamente, celebrará em Abril próximo o seu quadragésimo quarto aniversário.
Durante este já longo período, tenho escutado, com alguma insistência, discursos de muitos dos nossos mais reconhecidos democratas e governantes, a  defenderem a “estabilidade Política”.

 A fazerem a defesa da “Estabilidade Política” assim, tão só e apenas em duas palavras – Estabilidade Política. – como um bem.

Como já por cá ando há umas largas décadas, dou por mim a interrogar-me sobre essa coisa da – estabilidade política – será um bem tão grande, tão bom, tão universal, tão genérico e neutro, que possa ser defendido por Salazar,Pinochet,Franco e seus iguais, ou, igualmente,   pelos mais legítimos paladinos da Liberdade e dos direitos Humanos, do nosso período após Abril.

Nisto. Há gato.
Chego a conclusão que a minha “inteligência” não me permite perceber onde está “o gato” mas, ouvindo à minha volta, verifico que a maioria dos que me rodeiam, padecem de idênticas incompreensões!

Como acredito que a necessidade aguça o engenho, tenho tentado, como se diz: – “aprofundar a questão;”  mas, as dúvidas continuam muitas…  ainda não desisti..

-No concreto, que coisa será essa da “estabilidade política”?
Os dicionários dizem-nos que – estabilidade, significa: - (coisa segura, firme, reconhecida, durável), ora tudo isto é  mais  aplicável ás ditaduras que ás democracias, nas ditaduras a vontade dos ditadores e os instrumentos de repressão são duros e estáveis, para serem donos do poder até morrer. Nas democracias, como quem manda é o povo, e o povo são muitos, e com muitos interesses, pode haver e há, surpresas, e a estabilidade só dura enquanto o povo quiser…(mesmo enganado) será isto que explica que ditadores e democratas defendam a estabilidade, ou os dois defendendo a estabilidade, estarão a defender coisas diferentes, que deveriam ser explicadas e não são,

Se assim for, compreende-se que os ditadores não nos expliquem a sua “estabilidade politica”mas os democratas, deviam perceber a necessidade de explicar, de que estabilidades nos falam:. Porque podem ter razão ou não.

Se nos falarem em defesa da estabilidade de Princípios respeitadores dos direitos humanos. Se nos falarem em defender instituições democráticas e organizações instituídas por leis por elas aprovadas…podem ter razão e serão escrutinados pela sua sinceridade ou fingimento.

Se nos falarem em defesa da estabilidade dos seus instrumentos de repressão, da estabilidade da implantação da vontade de quem manda, e da obediência aos seus interesses, mesmo que de maneira camuflada, a esses temos que dizer: - abaixo a estabilidade.

Em resumo; à luz do pensamento crítico.


Exijamos que nos expliquem de que estabilidade política se trata, quando a ela se referem.

Até porque a estabilidade funcional de responsáveis políticos, por longos tempos nos mesmos lugares, todos o sabemos, pode ser a iniciação e estímulo a estabilidade da  corrupção!.




Estabilidade política IMPOSTA – NÃO.

Estabilidade política escrutinada Democraticamente SIM.


  
sem análise e definição específica de referência, A  “estabilidade política”.funciona como  MITO,na cabeça do Povo.)





Sem comentários:

Enviar um comentário