sábado, 22 de junho de 2019



INOVAR,  DE PRESSA E MAL ?


Foge diabo! Que raio de cara é essa? Senta-te ali debaixo do Limoeiro, respira fundo e conta lá que te passou, deixaste de beber ou quê? Estás de cera! pálido que nem defunto novo!.
 – Deixa-me, e vê lá mas é  se pagas o próximo, estou precisando,. atolado nesta diarreia de promessas sem sentido, de juras de eterna coerência e fidelidade aos mais fundamentais direitos democráticos  e essas merdas todas, em que as maiorias acreditam por serem ditas pelos políticos seus proclamados amigos. “da onça?”,

Não se passou nada,,,fui atingido por um “perigo” como se diz cá na terra. Um “espanto”, pouco faltou para apertar o “gargomil” ao sujeito, aquele filho dum  infeliz acidente de má recordação, lá da minha berça de origem. Encontrei-o esta manhã à porta da taberna do Chico padeiro, para lhe pedir  uma palavrinha sobre questões lá do burgo, e  sabes o que o acidental descendente me disse?

- Insultou-te?
– Sim e não, ou pior .- mandou-me falar com o chefe de gabinete!
O grande filho do acidente! Nesta terra de trabalhadores com pouca escola e muito trabalho…mandou-me falar com o chefe de gabinete!  Até parece que queria mandar-me aliviar…chefe de gabinete!  Queria que eu fosse ao gabinete para falar com o chefe!..estás a ver?  O filho da parida! quem será ele, só se for , o “Toino Zé”, o albino, da tasca da Ti Júlia, à saída da terra
Estes filhos duma inocente, quando lhes dão um “poleirinho”, incham mais que balãozinho colorido em festa  de criança !.
Estás a ver.?  Bem sei que nem todos são assim. Os “Presidentes” de terras mais importantes, devem ser diferentes, eu acho. Se não, este País teria que estar muito pior do que nós julgamos!.
O que me lixa, e me deixa de rastos, é ter de reconhecer que também sou culpado,  que somos todos (os governados) culpados pela ascensão social destes doentes inflamados com ambições políticas para as quais demonstram não ter competências, embora, por vezes as proclamem bem alto.

  
Enfim…fiquei assim desalentado, e a  matutar nesta história das inovações!
Inovações para a direita, (ainda que não pareçam), inovações para a esquerda (ou muito parecidas)  inovações tecnológicas, inovações sociais etc., quase sempre de urgência, à pressa e mal feitas por não haver tempo para pensar nem analisar ponderadamente, democraticamente! Inovações de emergência, por se ter deixado o mal chegar a pior, para resolver tarde e a más horas.

Neste País, parece não ser possível ir pensando e discutindo calmamente numa inovação que talvez seja importante fazer, até progressivamente e por etapas, após períodos suficientes de discussão.
Ai de quem ousar propor reflexão sobre uma qualquer inovação, antes de estarem “ “inventadas” as condições para a realizar de imediato”.  Neste País e possivelmente em muitos outros, só se podem anunciar publicamente decisões tomadas  a contar para ontem. Comunica-se  uma decisão, democrática, porque tomada por eleitos com todos os poderes… não se pode abrir uma discussão!. Tem que ser uma decisão!
 Se não, cria-se logo a confusão e aparece prontamente quem procure aproveitar acintosamente o período de discussão para a confundir com uma decisão, tratando-a de - coisa anti-democrática, de aventureiros irresponsáveis etc. ),- tentando parar de imediato, a mínima tentativa de sucesso !

Quaisquer inovação que mexa com  interesses instalados na sociedade, só pode ser feita rapidamente e de surpresa, antes que os possíveis afectados possam corromper os poderes políticos e administrativos que tenham a ver com a alteração em causa..


A falta de prestação de provas de cidadania responsável e de competências técnicas de alguns candidatos a governantes,  está na origem da maioria das trapaças e fragilidades de carácter  que se vão descobrindo, alguns a comprometerem a imagem do todo.

Porque será que existem verificações de competências para o exercício de quaisquer actividade, salvo para ser  governante a nível autárquico ? o nível onde se deve aprender a prática da democracia.


Ser candidato, sem prestar provas. Pode ser, QUERER MANDAR, sem saber o que seja governar.

 E, muitas vezes, sem contar com a mínima experiência para o trabalho que se propõe fazer, nem ter consciência do valor insubstituível da experiência essencial do trabalho autárquico, como elemento básico e fundamental da formação democrática que se deve exigir a todo o governante.

Ser candidato a exercer funções de governação local .por exclusiva vontade própria, ser eleito pelos votos do povo -” pelos votos de pessoas desresponsabilizadas pelo anonimato e impulsionadas pelas cumplicidades de proximidade, eivadas de pequenos interesses cruzados , confiando apenas e tão só no quantitativo dos votos , muitos deles “cegos, amigos ou inconscientes”, pode ser a abertura dos portões da democracia a seus inimigos (populistas ?). –Sem alternativa?.
- os votos numa “ boa pessoa “, no entender generalizado de maiorias bem intencionadas. , não devem substituir a prestação das provas de competência.


Já sei o que me vais dizer..!
Em democracia, o povo é quem mais ordena. A origem do Poder é o voto…e por aí fora. Essa é a  questão! e a contradição.

Os democratas, para serem coerentes com os seus princípios, têm  de ser capazes de encontrar as soluções para as contradições fundamentais da democracia.
Os democratas, têm que aceitar, mesmo sabendo-o, que alguém e toda a gente, pode querer ser quem não é.
Os democratas, têm que ser capazes de democraticamente, querer, ao mesmo tempo: “Sol na eira e chuva no nabal” ?–
 Os democratas têm que, para o poder ser,   acreditar em Deus e no Outro ?
 - é bonito. 
Só que ás vezes falha!

Quando  falha,  é o Diabo?…
 Não, diz-se:    
“Deus assim o quis, e, o outro; é ladrão ou coisa pior, e é bem capaz de roubar para poder acusar publicamente -  os “ ladrões da democracia! e a democracia dos ladrões”Que é preciso substituir, por regimes fortes, capazes de imporem a lei. - (Adeus Liberdade…!.)

A democracia tolerante da corrupção e dos maus comportamentos cívicos, segundo dizem, obriga a tornar necessário um regime musculado e forte, sério, que acabe com os abusos…(coisa e tal) - adeus ó liberdades…viva o fascismo! O oportunismo cínico, apelidado de populismo!
Tem paciência meu amigo, agora ouve-me!

Sozinho com as minhas convulsões, sem ninguém que ouça os meus desabafos, não paro de pensar, e voo sem limites para lá do razoável à procura de soluções para fechar os portões à incoerência democrática  AOS “TRUMPS” DESTE MUNDO. Mesmo aos menos poderosos.
Eu também estou afectado, afectado e infectado, isolado, vejo coisas que para os outros são invisíveis!
Sem confrontação democrática, fico – me com a certeza das minhas dúvidas, sem soluções para corrigir o que gostaria que se mudasse!:

Queres ir embora, ou tens tempo e paciência para me aturar ?

- Desde que não te dê uma coisa, com essa frustração toda, vê lá se te controlas.,
estou passeando e gosto de te ouvir., mesmo afectado.
Deita cá para fora, essas ideias, se as caldearmos, pode ser que se transformem em 
desafogo colectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário