quinta-feira, 5 de setembro de 2019


QUE FUTURO
Sem pensamento crítico ?


Vejam Bem. Quando um homem se põe a pensar,,, não  há só gaivotas em terra… VEJAM BEM! ~(Zeca Afonso)


  O Normal ” é… , o íman que tudo atrai e simplifica, que tudo globaliza e branqueia, que tudo torna automaticamente conhecido e comprovado, fiável, indiscutível, reconhecido, ! Se é NORMAL…é  igual, “ao outro” ! nem merece ser discutido!  O tempo cria a tradição  e fixa continuamente o valor e o significado das coisas materiais e imateriais, normais.
                                               Classificar de “normal” uma qualquer coisa ou situação, tranquiliza, justifica a nossa preguiça mental,  -- é coisa que não necessita de  ser bem pensada nem nos desinquieta!
  O tempo tudo normaliza -  e é por isso que, quem por cá anda há mais tempo, fica mais “normalizado” e menos crítico no pensar! Talvez seja por isso que entre os quinze e os  quarenta ( mais coisa menos coisa )  é - se mais criativo e menos normal, mais atento e crítico com os tempos que se vivem.
                                               Mas não apenas, esse é também aproximadamente, o período da vida de ca um, em que se dá mais importância ao significado da nossa  passagem por este mundo, e á participação pessoal na evolução da Humanidade.     

  É pois “Normal”
                                               Que façamos veemente apelo aos mais novos e menos “normalizados”,  de alguma maneira cúmplices com o – “ Fórum LIBERDADE E PENSAMENTO CRÍTICO “ do passado 14 de Julho no Liceu Camões, para que não esperem pelo  tempo da sua normalização, para disseminar já e tanto quanto possível, na Sociedade Portuguesa e não só, as boas práticas do Pensamento Crítico.  uma das mais decisivas atitudes culturais e práticas sociais, capazes de tornarem a Humanidade mais reflexiva e atenta, sobre a infinita complexidade                                               das suas relações, em perseguição da utópica  Paz Universal.                            

A Guerra -
                                               O totalitarismo, a repressão arbitrária das consciências, o pensamento único elevado a dogma, a interdição do direito á utopia, não podem transformar-se  em – NORMALIDADES!
                                               O PENSAMENTO CRÍTICO – tem de ser alfaia capaz de rasgar a nebulosa que esconde os obscuros e contraditórios interesses que  geram as guerras , e nos roubam a LIBERDADE !
                                               O Pensamento Crítico pode e deve ser o “cimento” duma grande muralha invisível,  (“não há machado que corte a raiz ao pensamento – M...Alegre )contra todos os ataques á Liberdade individual e  à Solidariedade Social, pilares básicos de toda a Sociedade Democrática.

                                               Como formigas, é necessário construir durante os curtos verões da Liberdade, os trilhos e defesas dos  subterrâneos abrigos de inverno. A Juventude, mais e menos jovem, “enquanto há Força” deve organizar-se para esta atenta vigilância, sem esperar por quem naturalmente a  esteja perdendo.
Organizar, defender e consolidar micro células de  praticantes activos e dinâmicos Defensores do Pensamento Crítico e da Liberdade, é trabalho de cidadania consciente, merecedora de reconhecimento Social.

                                               Que a Juventude, por iniciativa própria, agarre esta bandeira, dando exemplo da sua capacidade de prevenção e responsabilidade ,participando da “normalização” do seu futuro.



C. Mortágua
Maio 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário